A Caldeira de Força também conhecida como caldeira de biomassa, faz parte de um circuito que dá suporte à fabricação de celulose. Seu funcionamento garante a produção de vapor utilizado para produção de energia e também como fonte de aquecimento para o processo industrial. A caldeira utiliza como combustível os resíduos da área de preparação de cavacos. Os cavacos de madeira são picados e beneficiados, tornando-se combustível para a combustão controlada da caldeira, que aquece a água, gerando vapor. Direcionado para as turbinas, o vapor gera energia elétrica capaz de abastecer a usina.
A Caldeira de Força é combinada com a Caldeira de Recuperação para formar uma Ilha de Caldeira, onde alguns equipamentos auxiliares são compartilhados entre as duas caldeiras, proporcionando economia nos custos de investimento e operação. Os combustíveis utilizados na Caldeira de Recuperação serão cascas e rejeitos de madeira da fábrica.
Para o projeto em questão, o serviço contratado refere-se à montagem eletromecânica da Caldeira de Força e Caldeira de Recuperação e todos os equipamentos auxiliares.